O Japão agora se tornou o primeiro país do mundo todo a conseguir a autorização para que ocorra o nascimento de embriões híbridos de humanos e animais. Desta forma estará apta a criação de órgãos humanos para que sejam transplantados.
A medida foi aprovada por Especialistas do Ministério da Ciência japonês. Eles aprovaram que fosse feito o experimento que segue esta direção, e que foi desenvolvido pelo pesquisador Hiromitsu Nakauchi, da Universidade de Tóquio.
Para que isso ocorra, Nakauchi pretende realizar o cultivo de células-tronco humanas em embriões de camundongos, ratos e porcos. Após isso, ele irá transplantar estes embriões para outros animais.
Ao desenvolver esta técnica o pesquisador acredita que em um futuro próximo será capaz que sejam desenvolvidos órgãos humanos desta forma e com isso estes órgãos criados seguindo esta técnica poderão enfim ser transplantados para ser humanos.
Após uma proibição de mais de 14 dias, em março o Japão retirou a proibição e retomou o desenvolvimento de embriões híbridos de humanos e animais. Também foi retomado após a queda da proibição que os órgãos desenvolvidos em embriões de animais para outros animais pudessem ser novamente transplantados.